A importância do e-mail marketing para 2023

Se você acha que a ascensão do marketing de mídia social, pay-per-click (PPC) e SMS marketing diminuirá lentamente o valor do e-mail marketing, você está errado. As estatísticas da pesquisa da empresa alemã Statista sugerem que o e-mail ainda é o canal de marketing mais popular, com 3,9 bilhões de usuários ativos em todo o mundo.

Acha que o e-mail marketing vai morrer? —O mesmo estudo também sugere que os usuários de e-mail totalizarão cerca de 4,48 bilhões até 2024! Continue lendo para entender melhor o tamanho da importância do e-mail marketing.

Por que o e-mail marketing é importante?

O e-mail marketing ajuda principalmente as empresas a construir um relacionamento com seu público-alvo. Para crescer e se sustentar, toda empresa precisa:

  • Gerar novos leads
  • Converter leads em clientes
  • Manter os clientes existentes

O e-mail preenche todos esses quesitos e muito mais. Você pode gerar uma lista de e-mail com formulários de assinatura de e-mail, converter leads em clientes com e-mails promocionais e reter clientes existentes com e-mails de retenção de clientes.

Além disso, o e-mail traz várias outras vantagens para o seu negócio. Abaixo estão algumas das mais importantes:

1. Direcionar tráfego para seu site

Seu site é sua principal fonte de venda de produtos online. No entanto, a maioria dos visitantes nunca mais voltará.

As razões podem muito. Enquanto algumas pessoas não ficam o tempo suficiente para encontrar as informações necessárias, outras simplesmente as pegam e vão embora.

Para trazê-los de volta ao seu site e ter alguma chance de vender produtos aos visitantes do site, você precisa ter uma maneira de se comunicar com eles. Adicionar uma newsletter ao seu site pode ajudar!

Depois de coletar o endereço de e-mail do visitante, você pode começar a contatá-lo com notícias, atualizações, ofertas e informações sobre sua empresa com um CTA para visitar seu site.

2. Expanda seus negócios

Qual é a melhor maneira de crescer um negócio? — Aquisição de clientes!

Quanto maior a base de clientes, maior é o negócio. É por isso que uma parte expressiva dos profissionais de marketing afirmaram que a aquisição de clientes é sua primeira prioridade no marketing digital. No entanto, a aquisição de clientes não é uma tarefa fácil. É preciso muito esforço para trazer pessoas para o seu negócio e ainda mais para transformá-las em clientes.

Blogs, marketing de conteúdo, anúncios, testes de produtos e marketing de referência são algumas maneiras importantes de atrair pessoas para o seu negócio. Depois de fazer isso, o marketing por e-mail pode ajudá-lo a nutrir e educar as pessoas sobre o seu negócio.

Enviar e-mails regulares para seus assinantes ajudará você a aumentar o engajamento e a confiança em sua marca. Como resultado, você poderá fazer mais vendas e expandir seus negócios.

3. Mantenha contato com seu público

A comunicação constante é a chave para construir um relacionamento. As empresas precisam se comunicar com seus clientes regularmente para mantê-los engajados e retê-los a longo prazo.

No entanto, não existem muitos canais de comunicação confiáveis por aí. Embora os anúncios possam custar milhares de dólares, as plataformas de mídia social limitam quantas pessoas você pode alcançar.

Um estudo sobre benchmarks, orçamentos e tendências de marketing de conteúdo B2B realizado pelo Content Marketing Institute descobriu que cerca de 87% dos profissionais de marketing dependem de e-mail para distribuir seu conteúdo. Por quê? —Porque o e-mail é o meio de comunicação mais confiável para interagir com seu público.

As pessoas geralmente se inscrevem em e-mails nos quais estão interessadas. Portanto, você não incomodará seus usuários se enviar um e-mail para eles. Além disso, os e-mails passam por um rigoroso processo de filtragem de spam que garante menos lixo e mais valor.

Do ponto de vista do cliente, isso garante que ele receba o que espera sem experimentar o incômodo de receber newsletters e ofertas promocionais inúteis. Assim, você sempre pode alcançar seu público e mantê-lo informado com notícias, atualizações e ofertas.

4. Construir um melhor relacionamento com os clientes

Ter uma boa comunicação com os clientes é mais importante do que você pensa. A comunicação constrói relacionamentos, e um bom relacionamento com o cliente aumenta as vendas, fornece dados de marketing valiosos e aumenta a receita.

Dependendo do setor, uma empresa média pode ter uma rotatividade de clientes de 11% a 25%. Muitas vezes, isso acontece porque eles não construíram um relacionamento com seus clientes.

Os clientes acabarão esquecendo sua marca se você não se comunicar com eles. Portanto, você precisa se comunicar com seus clientes regularmente. O e-mail é um canal de comunicação genuinamente eficaz para entrar em contato com seu público e estabelecer um relacionamento especial com seus leads.

Contanto que eles tenham optado por receber seus e-mails e você dê a eles algo que valha a pena ler, seus assinantes de e-mail nunca reclamarão de seus e-mails. Portanto, muitas vezes você pode alcançar seu público, informá-lo e educá-lo constantemente e construir melhores relacionamentos com os clientes.

5. Personalize a comunicação

A pesquisa de personalização da Adobe sugere que 67% dos consumidores desejam ver conteúdo personalizado e 42% ficariam incomodados com o conteúdo que não é personalizado para eles.

Se você deseja ter sucesso com o marketing por e-mail, simplesmente enviar e-mails em massa não será mais suficiente. Você deve desenvolver campanhas de marketing por e-mail completas que abordem os pontos problemáticos do seu público, estabeleçam uma conexão emocional e ofereçam as soluções necessárias.

Comunicação e proximidade são a chave

A comunicação é a melhor maneira pela qual um negócio pode crescer e evoluir. O toque personalizado do e-mail marketing dará a sua empresa uma vantagem significativa em comparação com a concorrência. É por isso que o e-mail marketing tem um valor incalculável no que tange à conexão com a clientela.

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