Veja também algumas vantagens para melhorar seu negócio e sua marca
A forma que as agências e as empresas de marketing digital usam as mídias como ferramenta de comunicação para atingir o público foi mudada ao longo do tempo. Desse modo, a Inteligência Artificial (IA) está em alta e impactando o marketing digital, porque juntos são o principal passo para a inovação e a criação.
O processamento de dados artificial é eficiente, e consegue receber e analisar um grande aumento de dados.
Com o avanço tecnológico, veio o marketing digital — usa canais, como redes sociais, sites, blogs e outros canais. A IA em conjunto com o marketing digital criou as ferramentas para potencializar os resultados e os objetivos. Já o marketing tradicional usa os meios antigos, como TV, rádio, jornal impresso e revistas impressas.
Usos da Inteligência Artificial no Marketing Digital
O avanço tecnológico mudou a nossa rotina e transformou ferramentas para diminuir o esforço. Ele é usado em muitas áreas, principalmente, no marketing digital. Confira alguns exemplos importantes nessa área:
1- Atendimento ao cliente e chatbots
É mais rápido e eficiente com a inteligência artificial. A robotização deve impactar todos os processos produtivos de uma empresa, da produção ao atendimento. É muito comum vermos chatbots e outros robozinhos em sites corporativos e utilizados no marketing digital.
Atuando em conjunto com a Inteligência Artificial, a robotização é sinônimo de agilidade em diversas atividades corporativas. Também melhora a experiência do cliente por não demorar ou entediar.
2- Mídia paga e sua potencialização nos anúncios
O marketing digital em conjunto com a inteligência artificial veio também para facilitar nossa vida, principalmente, para quem tem uma marca ou um negócio. Os anúncios podem ser mais personalizados (específicos) e também com a maior potência nos algoritmos. Ou seja, o seu anúncio vai para aquele público que tanto deseja de uma forma mais rápida e eficaz.
A mídia paga também ajuda a analisar dados e o comportamento do seu público-alvo. Por exemplo: a plataforma de pesquisa Google divulgou que os anúncios vão ser otimizados por meio do Machine Learning.
3- Machine Learning
É utilizado para criação de leads e análise de dados. Com o avanço tecnológico, os softwares ou robôs podem tomar decisões independentes rápidas, conseguem solucionar dificuldades e melhorar tarefas do marketing digital. Além disso, por poder lidar com algo específico pode ser usado para a criação de leads.
Vantagens da inteligência artificial no marketing digital
Algumas mídias tradicionais tiveram que se adaptar a essa mudança. O marketing usa a inteligência artificial para aprimorar os produtos.
Confira abaixo alguns benefícios do marketing digital em conjunto com a inteligência artificial.
- Custo menor
Por ser no meio digital, o dinheiro gasto é bem menor e pode ser em outros objetos e metas, como utilizar mídia paga para potencializar publicações e postagens para criar estratégias de marketing digital.
- Diminuição de falhas
Os erros diminuem tanto de análise de dados quanto de atendimento ao cliente, porque eles não têm exaustão ou/e não é afetado pelo excesso de informação. São rápidos e o conteúdo pode ser mais personalizado. Um dos exemplos usado pelo marketing digital é o chatbots. - Melhor análise de resultados
Um robô faz análise mais correta e com mais rapidez. Exemplo utilizado pelo marketing das próprias mídias sociais, como do blog. A ideia é gerar dados que permitam aos profissionais do marketing entender o perfil dos consumidores. No caso do blog, há um robô que faz todo esse processo. Caso fosse um humano poderia ter erros já que há muita informação.
Tag: marketing digital, inteligência artificial
Palavra-chave: marketing digital
Meta description : Saiba como inteligência pode impactar o marketing digital e suas ferramentas